Construção do Fórum Perinatal em Campinas

 

         Uma das frentes de ação do Fórum pela Humanização do Parto e Nascimento de Campinas é a construção de um Fórum Perinatal na cidade de Campinas, conforme preconizado pela Rede Cegonha. 

 

         O município de Campinas é uma das cidades contempladas pela Rede Cegonha, no entanto, carece ainda da criação de um Fórum Perinatal, conforme preconizado pela Rede Cegonha.

 

         De acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde, O FÓRUM PERINATAL é um espaço coletivo, composto por organizações da sociedade civil, instituições e conselhos, constituindo-se como espaço permanente, deliberativo e/ou organizativo e gestor das políticas de atenção à saúde da gestante e dos recém-nascidos e da criança até 02 anos, executando o planejamento, avaliação, monitoramento, divulgação e gestão das ações de saúde.

 

         O Fórum Perinatal tem grande potencial para aprimorar a qualidade da assistência prestada em nossa cidade, a partir de pactuações de gestão, fortalecimento da rede de cuidados com base na integralidade da atenção e de momentos de trocas e discussões coletivas.

 

         Trata-se de um importante arranjo de gestão para garantir o controle social à assistência materno-infantil, para fortalecer a participação de diferentes grupos de interesse (gestores, gestantes, puérperas, profissionais e educadores) e para dar voz às instituições, aos movimentos sociais e a população em geral.

Deixe uma resposta